Camomila


Nome Botânico:
Anthemis nobilis (camomila romana).
Matricaria chamomilla (camomila alemã ou azul).
Ormenis mixta (camomila selvagem ou marroquina).

Família Botânica:
Asteraceae.
(Girassol, aquiléia, calêndula).

Nome em Inglês:
Chamomile.

Nome em Espanhol:
Manzanilla.

Tipo de Planta:
Pequeno arbusto com flores brancas aromáticas.

Óleo Extraído de:
Flores e folhas.

Aparência do Óleo:
Líquido translúcido, amarelado e fluído - camomila romana.
Azul escuro e fluído - camomila alemã.

Aroma:
Herbáceo, perfumado com um toque floral.
O óleo da camomila alemã é mais forte, quente e amargo, parecido com o cheiro das flores secas usadas para chá. O óleo da camomila romana é mais suave e adocicado e tem um aroma que lembra o das maçãs.

Origem:
Reino Unido, França, Alemanha, Bélgica, Marrocos, Hungria.

Propriedades:
Calmante, anti-inflamatório, anti-espasmódico, sedativo nervoso, anti-depressivo, hidratante, digestiva, sudorífero, antisséptico, antioxidante, febrífugo, adstringente, emoliente, estimulante do sistema linfático, analgésico, bactericida, cicatrizante, hipnótico e carminativo.

Principais Constituintes:
Azuleno, camazuleno, isoamila, issobutila, nobilina, pinocarveol, antemeno, alfa-bisabolol.

Principal Utilização:

Tratamento Cutâneo:
A camomila é poderosa como calmante e anti-inflamatória para a pele. Trata queimaduras, cortes, ferimentos, eczemas, dermatites, psoríase, rosácea, acne, pele seca, madura, alergias, furúnculos, urticária, feridas, pele sensível e irritada. A camomila azul, que contém maior quantidade de camazuleno, é um poderoso antioxidante que evita e trata o envelhecimento precoce da pele.

Outras Utilizações:

Sistema Digestivo:
Trata flatulência, diarréia, gastralgia, gastrite, vômitos, dores estomacais, má digestão, prisão de ventre e cólicas.

Sistema Muscular e Articular:
A camomila tem um ótimo efeito analgésico e anti-inflamatório para dores musculares, rigidez muscular, articular, inflamações nas articulações (artrite) e reumatismo. O óleo é usado em todos os inchaços duros, dores, câimbras ou dores nas juntas. Ou em qualquer parte dolorida do corpo.

Sistema Hormonal e Geniturinário:
É um fito-hormônio, tratando problemas como tpm, irregularidade menstrual e problemas hormonais. É boa para muitos desarranjos femininos, incluindo menstruação escassa, irregular, dolorida, perda excessiva de sangue, hemorragia uterina, vaginite, pruridos e menopausa.

Psicologicamente:
Calmante, anti-depressivo, anti-stress e sedativo nervoso. Neutraliza a agressividade e a raiva, elimiando mágoas do coração. Alivia dor de cabeça, enxaqueca, insônia, ansiedade e tpm. É útil tanto em incômodos e dores mentais, como físicas. Sendo indicada quando há inquietação, irritabilidade nervosa ou impaciência.

Combinações:
Lavanda, neroli, bergamota, jasmim, rosa, palmarosa, ylang-ylang, petitgrain, sândalo, sálvia, laranja, tangerina, cedro, vetiver, hortelã.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.




O óleo aromático de camomila
é excelente para ser usado como
óleo de massagem para aliviar dores
causadas por atividades esportivas 
ou por excesso de esforço muscular.
É um bom analgésico e também é
anti-inflamatório.








O óleo da camomila é um poderoso calmante para a pele, para o emocional e o sistema digestivo. Tem um efeito anti-inflamatório, sedativo, antiflogístico e absolutamente seguro, sendo indicado inclusive para uso em crianças. O óleo essencial da camomila é indicado para qualquer condição inflamatória ou dolorosa interna ou externamente.









Matricaria chamomilla 
Camomila Alemã

O óleo essencial extraído da espécie Matricaria chamomilla (camomila alemã) contém maior concentração de camazuleno que é o componente químico mais expressivo da camomila, fazendo dela um poderoso calmante, antioxidante e anti-inflamatório. Ele faz com que esse óleo tenha uma cor bem diferenciada: um azul escuro. Essa espécie também é conhecida como camomila azul e é bem mais forte nos efeitos que a camomila romana (Anthemis nobilis).










CAMOMILA
(Matricaria chamomilla) 






Nenhum comentário:

Postar um comentário