Cajepute


Nome Botânico:
Melaleuca leucadendron.

Família Botânica:
Myrtaceae.
(Tea tree, eucalipto, niauli, mirto).

Outros Nomes:
Caieput.

Nome em Inglês:
Cajeput.

Nome em Espanhol:
Cajeput.

Tipo de Planta:
Árvore de até 13 metros de altura.

Óleo Extraído de:
Folhas.

Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.

Aroma:
Fresco, herbal e intenso.
Parecido com o eucalipto.

Origem:
Malásia, China, Filipinas e Austrália.

Propriedades:
Analgésico, anti-reumático, antisséptico, antiespasmódico, balsâmico, cicatrizante, descongestionante, expectorante, febrífugo, inseticida, estimulante, sudorífero e vermífugo.

Principais Constituintes:
Terpineol, benzaldeído, cineol, dipenteno, limoneno e pineno.

Principal Utilização:

Sistema Respiratório:
Trata a sinusite, bronquite, asma, resfriado, gripe, tosse, catarro, dor e infecção de garganta, congestão nasal e peitoral, laringite, faringite, ameniza de um modo geral as doenças pulmonares crônicas. Bom para ser usado na banheira ou em inalações para limpar e desinfetar as vias respiratórias.

Sistema Muscular e Locomotor:
Analgésico para dores musculares, cansaço nas pernas e pés. Por suas qualidades anti-reumáticas e anti-nevralgicas é útil contra gota, artrite, reumatismo e para aquecer as juntas doloridas. Estimulante da circulação local.

Sistema Imunológico:
O cineol que é o principal componente dessa planta é responsável pelo estimulo da produção dos leucócitos que são nossas células de defesa. Sendo por isso um óleo essencial muito útil para usar no ambiente ou aplicação tópica em casos de convalescência e baixas na imunidade.


Outras Utilizações:

- Problemas digestivos, intestinais, estomacais e cólicas.

- Trata a cistite, uretrite e infecção urinária.

- Dores de cabeça e de dente.

- Bom para picada de inseto e piolhos e pulgas em animais domésticos.

- Antisséptico pra infecções na pele, trata também queda de cabelos.

Psicologicamente:
Muito estimulante, clareia as idéias, atua como reanimador em sensações de desânimo e ajuda a recolocar o corpo e a mente em equilíbrio.

Combinações:
Manjerona, lavanda, junípero, limão , lemongrass , tomilho, cedro, sândalo, laranja, hortelã, tea tree, pinho, alecrim, cravo, cipreste, citronela, benjoim, olíbano, mirra.

Curiosidades:
O cajepute tem uma variedade de aplicações no Oriente, sendo usado tanto na culinária como na produção de cosméticos e perfumes. Apreciado por suas propriedades antissépticas é há muito tempo utilizado como medicamento caseiro na Malásia, na Índia e na China. Considerado uma panacéia contra problemas de estômago e doenças de pele, era também o remédio tradicional para reumatismos e cólera. É muito usado para pulverizar ambientes a fim de afastar insetos e percevejos. Na Índia antiga era conhecido como Kayaputi. O cajepute é do mesmo gênero do tea-tree (melaleuca) e da mesma família do eucalipto, portanto ele tem características e aplicações parecidas com os dois, além de ter um delicioso aroma fresco e herbal.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.







O óleo de cajepute faz parte da composição de uma famosa pomada de origem chinesa chamada Tiger Balm. Esse unguento é tradicional e conhecido no meio terapêutico por suas propriedades analgésicas, descongestionantes e anti-inflamatórias, sendo muito utilizado para aliviar e tratar dores musculares, artrite, reumatismo, contusões e também para tratar problemas de ordem respiratória. 










CAJEPUTE
(Melaleuca leucadendron)






Nenhum comentário:

Postar um comentário