Angélica


Nome Botânico:
Angelica archangelica.

Família Botânica:
Apiaceae.
(Coentro, anis, erva-doce).

Nome em Inglês:
Angelica.

Nome em Espanhol:
Angélica.

Tipo de Planta:
Planta herbácea de até 2 metros que vive em lugares úmidos como beira de rios e pântanos.

Óleo Extraído de:
Raízes.

Aparência do Óleo:
Líquido translúcido, amarelado e fluído.
 
Aroma:
Herbal, fresco, doce e almiscarado.

Origem:
Europa.

Principais Constituintes:
Borneol, linalol, bergapteno, limoneno, felandreno, pineno.

Propriedades:
Antiespasmódico, afrodisíaco, carminativo, diurético, emenagogo, expectorante, estimulante do fígado, tônico estomacal, estimulante, sudorífero e tônico geral.

Principal Utilização:

Sistema Linfático:
Sua ação tônica tem grande efeito curativo no corpo, especialmente no início do tratamento, fortalecendo a constituição física e a imunidade. Revigora o sistema linfático, acelera o processo de purificação através de sua ação sudorífera, drena os fluidos e promove a liberação de toxinas, principalmente após um longo período de enfermidade.

Sistema Digestivo:
Tem efeito benéfico, tônico e purificador no estômago, fígado e baço. Alivia espasmos intestinais, gases e acidez estomacal, flatulência, indigestão, dispepsia, úlceras e cólicas. É estimulante do apetite.

Outras Utilizações:

Sistema Hormonal:
Estimula a produção de estrogênio regulando a menstruação e aliviando as cólicas menstruais, além de auxiliar na expulsão da placenta.

Sistema Respiratório:
Tem ação expectorante combatendo tosses, gripes, resfriados, febre, bronquite, pleurisia, asma nervosa e problemas respiratórios em geral.

*Tem ação analgésica em casos de reumatismo, gota, artrite e nevralgias.

Psicologicamente:
Tem efeito estimulante para o sistema nervoso que alivia rapidamente a fadiga e o estresse. Promove uma sensação de equilíbrio e parece revitalizar a mente cansada e o coração debilitado.

Combinações:
Capim-limão, gengibre, sândalo, gerânio, alecrim, cipreste, laranja, Limão, cedro, lavanda, palmarosa, pimenta preta, hortelã, junípero, camomila.

Curiosidades:
No século XVI a angélica foi levada do norte da África para as regiões mais quentes da Europa e depois se espalhou por todo o continente. Como a planta floresce no dia oito de maio, dia de São Miguel Arcanjo, era usada em rituais religiosos místicos. Famosos licores franceses como o Chartreuse e o Benedictine contêm essa deliciosa erva na suas composições. Na Idade Média tornou-se uma planta bastante apreciada e usada em ornamentações de jardins, além de ser considerada um antídoto contra as pestes. 

Cuidados:
Usar diluído e em baixa concentração.
Não se expor ao sol após uso na pele.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.






Durante a Idade Média, com as epidemias de pestes e doenças que varreram a Europa, era comum as pessoas mastigarem e também queimarem as raízes da angélica nas casas e locais públicos. Na época já eram conhecidas as propriedades  antissépticas, curativas, sedativas e tonificantes das raízes da planta, que além de usada como planta ornamental e na culinária, também era usada como medicamento.






ANGÉLICA
 (Angelica archangelica)





Nenhum comentário:

Postar um comentário