Alecrim


Nome Botânico:
Rosmarinus officinalis.
 
Família Botânica:
Lamiaceae.
(Hortelã, orégano, tomilho, sálvia, lavanda, manjericão, manjerona, patchouli, hissopo).

Outros Nomes:
Rosmarinho.

Nome em Inglês:
Rosemary.

Nome em Espanhol:
Romero.

Tipo de Planta:
Arbusto aromático com folhas em agulhas e flores delicadas.

Óleo Extraído de:
Da planta toda.
 
Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.

Aroma:
Fresco, canforado, herbáceo e perfumado.

Origem:
França, Espanha e Tunísia.

Principais Constituintes:
Cineol, cânfora, borneol, canfeno, alfa-pineno, beta-pineno, beta-mirceno, d-limoneno, borneol, linalol, acetato de bornilo.

Propriedades:
Antisséptico, antioxidante, antiespasmódico, analgésico, adstringente, carminativo, cefálico, colagogo, colérico, cicatrizante, digestivo, hipertensor, estimulante da circulação local, rubefascente, expectorante, emenagogo, relaxante muscular, diurético e descongestionante.

Principal Utilização:

Sistema Muscular e Articular:
Seus principais componentes: o cineol e a cânfora são analgésicos, sendo portanto muito úteis para tratar dores musculares, torcicolo, tensão muscular, gota, cansaço ou fadiga muscular, artrite, reumatismo, lumbagos, fibromialgia, dor ciática, câimbras, e problemas dolorosos em geral.

Sistema Circulatório:
O alecrim é um vasoconstritor que trata a má circulação, artero-esclerose, palpitações, pressão sanguínea baixa e membros frios. É um forte estimulante da circulação local. Deve usado com cuidado por quem possua pressão arterial alta. 

Outras Utilizações:

Sistema Nervoso:
O óleo essencial de alecrim é excelente estimulante dos nervos, e pode ser usado em todo distúrbio em que haja redução ou perda da função nervosa. Nos nervos sensoriais e no caso dos nervos motores, em paralisia, perda de fala, e outros distúrbios nervosos como a histeria e epilepsia.

Sistema Linfático:
Estimula a drenagem dos restos metabólicos, alivia edemas e retenção de líquidos.

Tratamento de Pele e Cabelo:
Trata pele oleosa, acne, poros abertos, dermatites, celulite, seborréia, caspa e queda de cabelo. Evita flacidez e combate o envelhecimento da pele. Desde a antiguidade já era considerado um rejuvenescedor, antioxidante e recuperador para a pele. Para os cabelos ele estimula o seu crescimento e fortalecimento, pois estimula a irrigação sanguínea do couro cabeludo.

Sistema Respiratório
Trata tosses, resfriado, gripes, asma, bronquite, nariz congestionado, catarro e muco.

Sistema Digestivo:
Trata infecções intestinais e diarréia, colite, dispepsia atônica, flatulência e dores de estômago.

Limpeza de Ambiente:
Ótimo para limpar o ar e retirar odores indesejáveis do ambiente, além de desinfetar.

Psicologicamente:
Revigorante e estimulante do ânimo. Alivia o cansaço mental, a fadiga, o stress e a letargia.
Estimula a concentração no trabalho e estudos, acalma estados de pânico e fobias.

Combinações:
Olíbano, lavanda, citronela, hortelã, petitgrain, tomilho, manjericão, cedro, canela, bergamota, laranja, eucalipto, vetiver, capim-limão, gengibre, pimenta preta, pinho, limão.

Curiosidades:
O alecrim há muito tempo é considerado planta sagrada. Foi usado na magia, medicina e culinária das mais antigas civilizações. O alecrim é uma das mais antigas e renomadas das ervas medicinais inglesas, apesar de não aparentar ser nativa daquele país. Na França era tradicionalmente usado para queimar como fumegador em quartos com pacientes convalescentes. Os antigos costumavam usar ramos dele para espantar maus espíritos e também para queimar como incenso.

Cuidados:
Usar diluído e em baixa concentração.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
Evitar em casos de pressão arterial alta.






Rainha Elizabeth e sua
"Água Húngara".

alecrim é usado em receitas aromáticas desde tempos antigos. A "Água Húngara" criada pela Rainha Elizabeth da Hungria, tinha como um dos principais ingredientes o alecrim. O tônico perfumado com a erva era usado como perfume, lavagem facial, loção de limpeza, medicamento e fazia parte do toilett de todos os nobres da época. Criada em meados de 1300, ela foi provavelmente a primeira receita de algo similar a uma colônia com base de álcool e responsável pela beleza da rainha, já que ela a usava como loção de limpeza facial. O alecrim já era conhecido por manter a pele jovem e saudável desde tempos remotos.
    



O alecrim é comprovadamente muito 
eficaz nos tratamentos e receitas 
para estimular o crescimento dos pelos 
e cabelos. Ele estimula o fluxo sanguíneo 
local nutrindo as células capilares que irão 
devolver a saúde dos fios. Ele promove o 
crescimento mais rápido dos fios e 
o fortalecimento dos fios fracos.






É de conhecimento popular desde a antiguidade que o alecrim é uma erva que afasta energias negativas e "maus fluídos". Crendices à parte, mas um banho com algumas gotas do seu óleo realmente nos deixará mais "leves e revigorados". Assim como difundi-lo no ambiente ou queimar a erva como incenso irá reequilibrar e renovar as energias da casa.







ALECRIM
(Rosmarinus officinalis) 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário