Tomilho



Nome Botânico:
Thymus vulgaris.

Família Botânica:
Lamiaceae.
(Orégano, sálvia, lavanda, hortelã, manjerona, manjericão, alecrim).

Nome em Inglês:
Thyme.

Nome em Espanhol:
Tomillo.

Tipo de Planta:
Arbusto aromático de folhagem miúda e flores delicadas.

Óleo Extraído:
Toda a planta.

Aparência do Óleo:
Líquido translúcido, amarelado e fluído.
 
Aroma:
Herbal, quente, amadeirado e condimentado.

Origem:
Região mediterrânea, Egito, Israel, Marrocos.

Principais Constituintes:
Terpenóide fenol, timol, carvacrol, cimol, linalol, canfeno, borneol, pineno, geraniol.

Propriedades:
Antibiótico, antioxidante, analgésico, balsâmico, anti-infeccioso, antiviral, tônico, rubefasciente, diurético, emenagogo, vermífugo, anti-veneno, anti-putrescente, anti-espasmódico, fungicida, imuno-estimulante, energizante, inspirador, refrescante, bactericida, anti-parasitas.

Principal Utilização:

Sistema Respiratório:
Trata enfisema, bronquite, gripe, resfriados, tosse, catarro, asma, sinusites, rinites. Tem um poderoso efeito desinfetante e purificador para doenças do aparelho respiratório.

Sistema Circulatório e Muscular:
Aumenta o metabolismo, promove a purificação e depuração do sangue, eleva a pressão arterial e estimula a circulação local. O tomilho aquece a musculatura aliviando as dores, reumatismo, artrite, gota, lumbagos e tirando a sensação de cansaço e fadiga do corpo.
 
Sistema Imunológico:
Estimula os leucócitos, a supra-renal e o sistema imunológico em geral. Sendo útil em casos de baixa imunidade ou convalescência.

Outras Utilizações:

Tratamento Cutâneo:
Desinfetante, antisséptico, anti-infeccioso e bactericida. Trata sarna, queda de cabelo, caspa, calos, seborreia, piolho, acne, verruga, picada de inseto, micose, pé-de-atleta, unha encravada, sudorese, celulite. Estudos indicam que alguns componentes do tomilho estimulam a produção do tecido adiposo da pele, que perdemos com a idade, assim melhora marcas de expressão, rugas, flacidez, olheiras, etc. No couro cabeludo trata caspa, seborréia e estimula o crescimento e saúde capilar.

Tratamento Bucal:
É eficaz contra bactérias que causam a maioria de problemas de boca e gengivas. O componente timol, que é o mais presente em concentração no tomilho, faz dele um dos mais poderosos óleos antissépticos de todos. Trata o mau hálito, gengivite, dor de dente, amigdalite, aftas, etc.
 
* Poderoso repelente para insetos.

Psicologicamente:
Trata a tensão nervosa, depressão, fadiga, ansiedade, dor de cabeça, letargia, falta de libído. O tomilho é considerado a erva da coragem e seu efeito no emocional trabalha o desapego, a autoconfiança, a coragem, a superação de medos e limitações, etc.

Combinações:
Bergamota, limão, manjerona, pinho, lavanda, alecrim, lavandim, gengibre, laranja, eucalipto.

Curiosidades:
O tomilho tem uma grande história de uso por todas as civilizações antigas. Nos templos era usado como incenso, por causa do seu aroma forte e revigorante. Os antigos egípcios usavam para embalsamar. Os gregos e romanos para fins medicinais. O nome deriva da palavra grega "thymer" que significa coragem. O óleo de tomilho que possui uma concentração maior de timol carvacrol é o mais forte podendo causar irritação em pele sensível ou aumentar a pressão arterial, porém é mais potente em sua ação antisséptica. O óleo com concentração maior de linalol é mais suave, menos agressivo e é conhecido como tomilho-doce ou tomilho-branco.

Cuidados:
Usar diluído e em baixa concentração.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
Evitar em caso de pressão alta.








 
O tomilho é mais uma das ervas que fazem parte da história da humanidade. Vários povos antigos o usavam com vários propósitos. Os egípcios para embalsamar, os gregos para perfumar os banhos. Na Idade Média, nas Cruzadas, as esposas bordavam nas roupas dos cavaleiros as flores do tomilho e costuravam até ramos nas suas vestes. Isso porque a erva é considerada o símbolo de coragem. Na mesma época também se usava a planta para afugentar os insetos e animais venenosos.
 







Hildergada Von Bingen (1098 - 1179)
Santa Hildergada, a freira herborista
do século XI, ministrava o tomilho
para combater os parasitas, a sarna, 
a lepra e os piolhos.
 
Também na época do Renascimento
se curava um pouco de tudo com a
erva:  tratava-se a asma, tosse, gripes
e para desinfetar os dentes e gengivas.










O tomilho (seu óleo ou extrato) tem sido usado na composição de produtos cosméticos e anti-idade, pois estudos comprovam que alguns componentes dele estimulam a regeneração do tecido adiposo de nossa pele. Com o passar do tempo perdemos esse tecido e por isso nossa pele começa a apresentar as marcas de expressão, rugas, flacidez, olheiras e demais sinais do envelhecimento. Também tem ótimo efeito anti-infeccioso e antisséptico para acne e outros problemas inflamatórios na pele.









TOMILHO
(Thymus vulgaris)
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário