Tea Tree


Nome Botânico:
Melaleuca alternifolia.

Família Botânica:
Myrtaceae.
(Cajepute, eucalipto, niauli).

Outros Nomes:
Melaleuca, árvore-chá, árvore-do-chá, mirto-de-mel

Nome em Inglês:
Tea tree.

Nome em Espanhol:
Árbol del té, planta de té.

Tipo de Planta:
Árvore de médio porte com folhas em agulha e flores brancas em forma de plumas.

Óleo Extraído de:
Folhas e galhos.

Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.
 
Aroma:
Intenso, herbáceo, fresco e medicinal.

Origem:
Austrália.

Principais Componentes:
Terpineno, cineol, gama-terpineno, p-cimeno, terpinoleno.
 
Propriedades:
Antibiótico, antisséptico, antiviral, bactericida, cicatrizante, fungicida, imuno-estimulante, inseticida, balsâmico, revigorante, expectorante, estimulante, anti-pruriginoso, anti-microbiano e sudorífero.

Utilizações:

Tratamentos Cutâneos:
O óleo de melaleuca reduz a contagem microbiana em ferimentos, infecções, cortes cirúrgicos, vários outros problemas na pele e é um poderoso cicatrizante. Trata pé-de-atleta, micose, acne, bolhas, moluscos, verruga, impigem, herpes, frieira, micose de unha, furúnculo, psoríase, dermatites, eczema, ulceração, queimaduras, corte, ferimentos, infecções, caspa, seborréia, pele oleosa, piolho, sarnas etc.

Sistema Reprodutor e Geniturinário:
Age contra a candidíase, tricomoníase vaginal, leucorréia, líquen, infecções, inflamações, pruridos, coceira vaginal, cistite, enterite, etc.

Sistema Respiratório:
Antisséptico e curativo para resfriado, gripe, tosse, bronquite, sinusite, garganta inflamada, catarro e muco.

Sistema Imunológico:
Ótimo para combater doenças infecciosas. Ativa os leucócitos para formar uma defesa contra organismos invasores e ajuda a reduzir a duração das doenças. Promove a ativação dos glóbulos brancos no processo de defesa do corpo. Sendo assim, torna-se uma alternativa formidável para pacientes com baixa resistência e/ou doenças que fragilizam sua imunologia e permitem o aparecimento de doenças inoportunas, inclusive em pacientes com hiv.

Tratamento Bucal:
O tea tree é um ótimo desinfetante e cicatrizante para problemas bucais como cáries, estomatite, aftas, sapinho e ferimentos.

Desinfetante de Ambiente:
Eficaz na limpeza e purificação de ambientes e locais com pessoas enfermas e debilitadas, através da evaporação do óleo ou uso tópico.

Psicologicamente:
Refrescante e revitalizante, dissolve a apatia, desânimo, eficaz contra depressão, devolve o pensamento positivo.

Combinações:
O tea tree pode ser combinado com qualquer outro óleo essencial quando a intenção é usar de suas propriedades adstringentes, antissépticas e antibióticas.

Curiosidades:
A melaleuca (tea-tree) é conhecida a centenas de anos por tribos aborígenes australianas. Eles curavam várias infecções nadando em uma lagoa repleta de árvores de melaleuca ao seu redor. As folhas destas árvores caíam nas águas e por ali ficavam, garantindo as propriedades de cura. Essas folhas também eram usadas para chás medicinais. O óleo de tea-tree também foi usado por soldados na Segunda Guerra Mundial para curar feriadas e evitar infecções.

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
Evitar em peles sensíveis
O tea tree pode ser usado puro na pele em casos específicos, como em ferimentos. Porém ele é altamente adstringente e por isso pode ressecar demais e até sensibilizar essa área se usado continuamente, causando um tipo de "assadura ou queimadura" no local.
 
 




O tea-tree (melaleuca) é um óleo essencial que não se limita apenas a ser usado na aromaterapia, é uma substância que deve fazer parte do kit de primeiros-socorros de toda casa. Suas propriedades antissépticas e antibióticas são de extrema eficácia para praticamente todos os problemas de pele (cortes, ferimentos, queimaduras, picadas de insetos, verrugas, ulcerações, micoses, herpes, etc) além de tratar problemas do sistema respiratório como gripes, sinusite, rinite, tosses, resfriados, etc.


 
 




TEA TREE / MELALEUCA
(Melaleuca alternifolia)

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário