Pau Rosa





Nome Botânico:
Aniba rosaeodora.
 
Familia Botânica:
Lauraceae.
(Cânfora, louro, canela, litsea cubeba).
 
Nome em Inglês:
Rosewood.

Nome em Espanhol:
Palisandro.
 
Tipo de Planta:
Árvore de grande porte com madeira perfumada e flores rosadas ou brancas.
 
Óleo Extraído de:
Madeira.
 
Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.
 
Aroma:
Amadeirado, floral e perfumado.
 
Origem:
Floresta amazônica (Brasil e Peru).
 
Principais Constituintes:
Linalol, canfeno, geraniol, nerol, limoneno, mirceno,  e terpineol.
 
Propriedades:
Antiespasmódico, antidepressivo, estimulante, tônico, calmante, anti-inflamatório, bactericida, imuno-estimulante, analgésico, regenerador celular, antioxidante, sedativo, afrodisíaco, tônico, desodorante e inseticida.
 
Principal Utilização:

Tratamento Cutâneo:
Trata acne, pele seca e madura, sensibilidade, inflamação, rugas, cicatrizes, ferimentos, cortes, envelhecimento, queimaduras, eczemas e dermatites. Tem ação hidratante, regeneradora, antioxidante e rejuvenescedora para a pele devido à alta concentração de linalol.
 
Outras Utilizações:

*Analgésico local para dores e cansaço muscular.
 
*Estimulante do sistema imunológico.
 
*Trata impotência sexual e frigidez.
 
*Trata problemas ginecológicos como a candidíase e infecções.
 
Psicologicamente:
Calmante, afrodisíaco, anti-stress e relaxante. Trata insônia, ansiedade, estados nervosos, jet lag (fuso horário), acessos de pânico, desgaste do sistema nervoso e depressão. Estabiliza o sistema nervoso central.
 
Combinações:
Cedro, olíbano, sândalo, rosa, vetiver, ylang ylang, pachuli, limão, gerãnio e lavanda.
 
Curiosidades:
O pau-rosa sempre foi muito apreciado pela sua madeira aromática, em especial para o mobiliário inglês do século XIX. Os índios da Amazônia o usavam para ferimentos e problemas de pele. Foi e continua sendo largamente utilizado pela indústria da perfumaria internacional. É o caso do famoso CHANEL No.5 e do igualmente conhecido Ungaro Pour Homme, perfumes que contêm óleo essencial de pau-rosa. Hoje a madeira é usada em pauzinhos chineses e principalmente para móveis, pisos e instrumentos musicais, como violões. O óleo é usado em sabonetes, produtos de higiene, de beleza e como item aromático para alimentos e bebidas. Os chineses faziam camas e móveis de pau-rosa com poder relaxante e de cura. Atualmente a extração do óleo essencial da madeira é controlada, já que no passado a árvore sofreu extensiva exploração não sustentável podendo causar sua extinção. O óleo essencial natural da madeira do pau-rosa é cada vez mais raro e caro e em contra-partida outras opções de substitutos veem sendo usadas para suprir o mercado interessado nesse artigo aromático em especial a indústria da perfumaria. Se utiliza o óleo extraído das folhas o que não ocasionaria o desmatamento assim como o uso do seu componente químico, o linalol, na forma sintética. Ou ainda, outros óleos essenciais quimicamente similares como o de ho-wood, o de coriandro e de manjericão que também possuem alta concentração do linalol, tornando-os aromaticamente parecidos.
 
Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.


  
 



O óleo essencial de pau-rosa possui mais de 80% de linalol, mesmo componente presente em alta concentração no óleo essencial de lavanda. Por esse motivo, ambos possuem um suave aroma floral e as mesmas qualidades terapêuticas: sendo ótimos para manter a saúde e beleza da pele, e os efeitos calmantes e sedativos para o emocional.


 



A árvore nativa da região amazônica é famosa no mundo todo pelo seu aroma requintado que está presente em vários perfumes internacionais. Na França, onde o pau-rosa é chamado de "bois de rose", o óleo essencial é um requintado item da indústria da perfumaria e da cosmética.



 


Ho Wood


Hoje em dia somente algumas empresas nacionais e internacionais tem autorização governamental para plantarem e extraírem o óleo essencial do pau-rosa de forma sustentável, fazendo dele um item cada vez mais raro. A árvore Cinnamomum camphora linalooliferum (uma variação da canforeira) produz um óleo essencial considerado similar ao pau-rosa, tanto quimicamente quanto aromaticamente, fazendo dele um possível substituto do pau-rosa. Essa espécie de árvore e seu óleo essencial recebem o nome de ho wood.   



 

 
 

PAU ROSA
(Aniba rosaeodora) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário