Olíbano


Nome Botânico:
Boswellia thurifera, Boswellia sacra, Boswellia serrata, Boswellia carteri.
 
Família Botânica:
Burseraceae.
(Mirra, palo-santo).
 
Outros Nomes:
Incenso, boswellia.
 
Nome em Inglês:
Frankincense.

Nome em Espanhol:
Incienso.
 
Tipo de Planta:
Pequena árvore com folhas pontiagudas e flores rosadas.
 
Óleo Extraído de:
Resina que é secretada pelo tronco da árvore.
 
Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.
 
Aroma:
Quente e balsâmico, com um toque cítrico e perfumado.
 
Origem:
Oriente Médio, Somália, Etiópia, Líbano e China.
 
Propriedades:
Restaurador, ant-inflamatório, adstringente, antioxidante, tonificante, calmante, expectorante, imuno-estimulante, antidepressivo, respiratório, hidratante, balsâmico, antisséptico, revitalizante, cicatrizante e tônico.
 
Principais Constituintes:
Cardineno, canfeno, dipenteno, alfa-pineno, limoneno, sabineno, felandreno e olibanol.
 
Principal Utilização:

Tratamento Cutâneo:
Bom para tratar rugas, acne, eczema, cicatriz, escaras, lepra, ulcerações, cortes, manchas e ferimentos. Tem propriedades cicatrizantes e adstringentes, portanto é útil para estancar sangramentos. É também um ótimo tônico cutâneo, equilibrando sua oleosidade. Considerado um restaurador, antioxidante e rejuvenescedor da pele. Serve para tratar todos os tipos de pele: da seca à oleosa, das mais jovens às mais maduras.
 
Sistema Respiratório:
É ótimo para problemas respiratórios em geral, tem um efeito de limpeza e purificação para os pulmões. Facilita a respiração tratando a asma, bronquite, constipação peitoral, gripes, laringite, tosse, resfriado e sinusite.

Sistema Articular e Muscular:
O olíbano possui ação anti-inflamatória para quadros de tendinites, bursites, reumatismo, artrites, artrose, lombalgias, dores e cansaço muscular.
 
Outras Utilizações:

*Distúrbios circulatórios, menstruação anormal, hemorróidas e hemorragias uterinas.
 
*Inflamação nos seios.
 
*Infecções do trato urinário, nefrite e cistite.
 
*Calmante para o estômago e digestão.
 
*Imuno-estimulante potente, útil em doenças que envolvam imunodeficiência.
 
Psicologicamente:
Antidepressivo, calmante e revitalizante mental. Afasta medos, ansiedade e tensão nervosa, estados de espíritos negativos e distúrbios da autoconfiança. Muito usado para meditação por possuir substâncias psicoativas. Facilita nosso contato com nosso lado espiritual mais elevado. Diminui o ritmo da respiração.
 
Combinações:
Grapefruit, laranja, limão, lavanda, sândalo, cedro, patchuli, rosa, benjoim, gerânio, bergamota, manjericão, camomila, canela, sálvia, coriandro, gengibre e cardamomo.
  
Curisosidades:
É impossível falar sobre a história da aromaterapia sem falar do olíbano. Junto com o cedro, foi um dos primeiros artigos aromáticos usados pelos povos antigos, isso há milhares de anos atrás. Seu nome provavelmente vem da expressão "óleo do Líbano", país maior produtor do óleo na antiguidade. Em francês é frankincese que quer dizer "incenso real". O olíbano assim como o sândalo e a mirra, é um óleo considerado sagrado na Antiguidade. Foi uma das 3 oferendas levadas ao menino Jesus pelos 3 Reis Magos no nascimento. E na época era tão caro quanto o ouro. O olíbano era queimado nos altares do Egito como oferenda aos deuses e era usado como um recurso facilitador da meditação, uma tradição que ainda é mantida em algumas religiões. Também era usado para fumegar o enfermo com o objetivo de expulsar os maus espíritos. Os egípcios normalmente o incorporavam à canela para aliviar as dores nos membros além de usá-lo em máscaras cosméticas e na composição do kohl negro, a maquiagem características que as egípcias usavam nos olhos. Ao longo da história é queimado em templos religiosos e igrejas pois produz uma atmosfera calma. 

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
 
 
   



A resina ou óleo do olíbano são muito usados
em templos religiosos e na prática da yoga.
É conhecido por ajudar a acalmar a respiração
e a mente, facilitando alcançar os estágios
mais elevados de meditação. É um artigo aromático
com uma forte ligação com nosso espiritual,
usado para proporcionar proteção e purificação.





  


O olíbano era um dos artigos aromáticos mais utilizados na antiguidade pelos egípcios. Em tumbas de faraós foram encontrados vestígios dele que era usado nos processos de mumificação. Era usado como incenso, na preparação de cosméticos e para tratar vários problemas de saúde.
 





 


O olíbano é um dos óleos essenciais mais reverenciados na aromaterapia como aliado no cuidado e embelezamento da pele. Suas propriedades antioxidantes, curativas e hidratantes são usadas na composição de várias receitas de cosméticos que prometem clarear, tratar e rejuvenescer a pele.









OLÍBANO / INCENSO
(Boswellia carteri
)


 






6 comentários:

  1. como adquirir esse óleo

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde? Moro em São Paulo Capital, gostaria de adquirir onde poderei comprar??? Aguardo retorno.

    Cleid

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. No blog na sessão "Onde Comprar" tem os links das marcas de aromaterapia. Grato

      Excluir
    2. Oi Cleid. Pesquisa no Hoogle. Escreve assim. Onde comprar oleo olíbano em SP. Achei varios, ate aqui perto de casa. Na Mundo Verde tem. E tem na Vila Mariana. Liberdade. Etc. Etc. Boa sorte. 😘🙇

      Excluir
  3. Fui informado que retira manchas d pele nas mãos(idade). É verdade? Em todas as utilidades que mencionaram não veio essa aplicação?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, pode me informar o preço, outra coisa, como posso passar no rosto, pode ser puro, e como tomar, por favor gostaria de mais informações, grato, meu Email rosangemdr2@gmail.com

    ResponderExcluir