Manjericão


Nome Botânico:
Ocimum basilicum.

Família Botânica:
Lamiaceae
(Orégano, sálvia, lavanda, hortelã, manjerona, tomilho, alecrim).

Outros Nomes:
Basílico, basilicão, manjericão-doce, alfavaca.

Nome em Inglês:
Basil.

Nome em Espanhol:
Albahaca.

Tipo de Planta:
Arbusto aromático.

Óleo Extraído:
Toda a planta.

Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.
 
Aroma:
Herbal, quente, levemente condimentado e adocicado.
Existem variações de tipos de manjericão, variando o aroma e as composições químicas de cada óleo.

Origem:
Região mediterrânea.

Principais Componentes:
Linalol, eugenol, cânfora, metil-chavicol, estragol, alfa-bisaboleno.

Propriedades:
Analgésico, antioxidante, afrodisíaco, antisséptico, antiespasmódico, carminativo, revigorante, digestivo, expectorante, laxativo, anti-inflamatório, cefálico, fortificante, sedativo, tônico geral.

Principal Utilização:

Sistema Muscular e Articular:
Bom contra fibromialgia, dores, espasmos, distensão e cansaço musculares, dor lombar, rigidez, artrite, reumatismo. Aquece e relaxa.

Sistema Circulatório:
Estimulante da circulação local, aquece membros frios.

Outras Utilizações:

Sistema Digestivo:
Calmante, trata espasmos estomacais, indigestão, prisão de ventre, flatulência, além de ajudar o organismo a eliminar toxinas.

Vias Respiratórias:
Trata casos de infecção no peito, gripes e resfriados comuns e crônicos, sinusite, bronquite asma e dor de garganta. Benéfico para a congestão dos seios nasais.
 
- Alivia Dores de cabeça e Enxaquecas.
 
- Repelente para insetos.

Psicologicamente:
O manjericão é um dos melhores aromas para os nervos, ele clareia as idéias, dá força mental e intelectual. Ele é mais poderoso para o emocional do que para o físico. Calmante e revigorante ao mesmo tempo, relaxa e reanima a mente. Eficaz contra depressão, insônia, stress, cansaço mental, falta de concentração, nervosismo e ansiedade.

Curiosidades:
O manjericão sempre esteve cercado de misticismos e crenças religiosas ao longo dos tempos. Em várias civilizações antigas era considerado uma erva sagrada e com poderes místicos. Na antiga Índia e na época medieval se atribuía a ele o poder de afastar espíritos malignos e energias negativas. Era usual espalha-lo no chão e na entrada das casas, assim como planta-lo nos entornos de cemitérios, templos e palácios.  É uma planta que sempre teve uma forte simbologia para muitos povos.

Combinações:
Lavanda, sândalo, patchouli, laranja, camomila, vetiver, capim-limão, gengibre, pimenta preta.

Cuidados:
Usar diluído e em baixa concentração.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.








Na Índia, o manjericão é amplamente usado na Medicina Ayurvedica, onde a erva é chamada de tulsi e é consagrado a Krishna e Vishnu. A planta é usada desde a antiguidade pelo hindus e sempre foi conhecida para tratar inúmeros problemas físicos como dores de ouvido, resfriados, gripes, febres, dores articulares e musculares, 
picadas de insetos e de animais venenosos, etc.









O manjericão (basílico) sempre foi considerado uma planta sagrada e curativa na Antiguidade. Em civilizações como a grega e a romana era usado para a limpeza energética de ambientes, higiene e erva medicinal. Na Grécia antiga era usado nas competições esportivas como amuleto, pois era considerada uma planta de boa sorte.








MAJERICÃO / BASÍLICO
(Ocimum basilicum) 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário