Copaíba


Nome Botânico:
Copaifera officinalis, Copaifera reticulata, Copaifera duckei, Copaifera sp.

Família Botânica:
Fabaceae.
(Bálsamo do peru, cabreúva).

Outros Nomes:
Copaíba bálsamo, copaúba, bálsamo da amazônia.

Nome em Inglês:
Copaiba balsam.

Nome em Espanhol:
Copaíba.

Tipo de Planta:
Árvore de grande porte.

Origem:
América do Sul, região amazônica.

Óleo Extraído de:
Resina líquida extraída de tronco.

Aparência do Óleo:
Transparente/fluído.

Aroma:
Balsâmico e amadeirado.

Principais Constituintes:
Alfa-cariofileno, alfa-humuleno, beta-cariofileno, beta-bisabolol, cadineno, cariofileno, alfa-copaeno, beta-copaeno, farneseno, guaiol, ácido copaiferico e ácido copálico.

Propriedades:
Anti-inflamatório, analgésico, antioxidante, cicatrizante, germicida, bactericida, balsâmico, desinfetante, diurético, expectorante, estimulante, hipotensor, citotóxico, antisséptico.

Principal Utilização:

Tratamento Cutâneo:
Antisséptico, cicatrizante e emoliente. Trata inúmeros problemas de pele como: celulite, caspa, acne, seborreia, queda de cabelo, furúnculos, psoríase, eczemas, herpes, queimaduras, alergias, ferimento, sangramentos, infecções, inflamações, câncer de pele, frieira, ressecamentos e micoses. O óleo da copaíba é conhecido por regenerar e rejuvenescer a pele tratando rugas, marcas de expressão, manchas, melasmas e flacidez. Poderoso efeito antioxidante combatendo os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e os efeitos nocivos da radiação solar.

Sistema Muscular e Articular:
O beta-cariofileno contido em metade do óleo, é um forte anti-inflamatório e analgésico. Trata problemas de artrite, reumatismo, tendinite, bursite, gota, artrose, pancadas e torções, dores e inflamação muscular. Pode ser usado em óleo de massagem, compressas, cataplasmas com argila, etc.

Outras Utilizações:

Sistema Respiratório:
Trata sinusite, gripes, bronquite, catarro, resfriado, asma e tosse.

Sistema Geniturinário:
Trata infecção urinária, cistite, leucorreia, gonorreia, incontinência urinária. Sendo usado em banhos de assento ou de vapor.

Sistema Digestivo:
A óleo-resina da copaíba é indicada para casos inflamatórios do sistema digestivo como: gastrite, úlceras, acidez estomacal, etc. Sendo usado por via oral diluído em água.

*A copaíba também trata hemorroidas, sífilis, problemas de mucosas e garganta e problemas renais.

*Pesquisas indicam que evita câncer, combate o mal de chagas, e o vírus do HPV.

*Além de fixador de perfume e repelente para insetos.

Psicologicamente:
Revigorante, calmante, relaxante e animador.
Bom contra o stress e ansiedade.

Combinações:
Todos os óleos cítricos e lavanda, gerânio, jasmim, ylang-ylang, patchuli, alecrim, eucalipto, cedro, sândalo, neroli, palmarosa, tea tree.

Curiosidades:
A copaíba é considerada uma árvore medicinal na região amazônica há muito tempo. O óleo extraído da casca é amplamente usado na cultura indígena e local como anti-inflamatório, cicatrizante e analgésico. Os índios amazônicos espalhavam o óleo pelo corpo após os combates para se curar dos ferimentos. Existem mais de 70 espécies de árvores do gênero das Copaiferas pelo mundo: nas Américas, África e até na Ásia. Em torno de 20 espécies são encontradas na região amazônica, sendo consideradas as que mais possuem componentes curativos e medicinais. A árvore, que pode atingir mais de 40 metros, só é considerada adulta e apta a fornecer o óleo a partir dos 40 anos de vida, e esse óleo passa por rigorosas análises para que seja considerado medicinal e pronto para a comercialização. Na Europa a resina da árvore é conhecida e utilizada desde 1625 e nos EUA já é usada desde 1820 em cosméticos, perfumes, sabonetes, além de como desinfetante, laxante e diurético. 

Cuidados:
Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.








A ação anti-inflamatória do óleo da copaíba
é de grande efeito para tratar dores e cansaço
muscular, artrite, reumatismo, bursite, tendinite,
torções e pancadas. Assim como problemas na
pele como dermatites, ferimentos e ulcerações
devido sua forte ação cicatrizante e antisséptica.









Da copaíba se extrai tanto óleo essencial como óleo vegetal, e são bastante distintos na aparência. O óleo essencial é líquido, transparente e de aroma mais suave, amadeirado e perfumado. Já o vegetal é uma resina líquida sendo mais encorpado, pegajoso, mais escuro e com um aroma mais forte e resinoso. Porém ambos possuem as mesmas qualidades terapêuticas. Na verdade, é do óleo vegetal (que escorre do tronco da árvore) que se destila o óleo essencial. O óleo vegetal é mais rico na sua composição química já que durante a destilação do essencial algumas substâncias são evaporadas e perdidas. O óleo de copaíba puro também pode ser usado internamente para tratar problemas do aparelho digestivo e outros.








COPAÍBA
(Copaifera officinalis)








Nenhum comentário:

Postar um comentário