Cálamo



Nome Botânico:

Acorus calamus. 


Família Botânica:
Acoraceae.

Nome em Inglês:
Calamus.

Nome em Espanhol:
Cálamo aromático.

Tipo de Planta:
Arbusto-capim de áreas alagadas, que possui rizomas (raízes) aromáticos.

Óleo Extraído de:
Rizomas frescos ou secos.

Aparência do Óleo:
Líquido translúcido, avermelhado e fluído.

Aroma:
Herbal e terroso.

Origem:
África e Ásia, especialmente a Índia.

Propriedades:
Antiespasmódico, digestivo, analgésico, estimulante do metabolismo e da circulação sanguínea, anti-reumático, anti-microbiano, estimulante e desintoxicante gástrico, expectorante, descongestionante e afrodisíaco.

Principais Componentes:
Gama asarone, alfa asarone, delta cadineno, metiliso eugenol, geraniol, linalol, beta asarone.

Principal Utilização:

Sistema Linfático:
Bom para estimular a circulação e eliminação de líquidos do corpo. Usado em massagens e drenagem linfática para diminuir edemas, inchaços, retenção de líquidos. Também ajuda dissolver gordura localizada.

Sistema Muscular e Circulatório:
Bom estimulante da circulação sanguínea local e analgésico, ajudando no tratamento de dores musculares, articulares, lombares e artrites.

Outras Utilizações:

Sistema Digestivo:
Trata prisão de ventre, indigestão, cólicas e inchaço estomacais, cólicas menstruais, náuseas e gases.

Tratamento da Pele:
Alto poder antioxidante para evitar o envelhecimento e manter a pele renovada. Usado em cremes ou loções corporais, e através de massagens.

Sistema Respiratório:
Expectorante e descongestionante para resfriados, gripes, sinusites e tosse.

- O cálamo também é útil para bochechos contra gengivite e mal hálito.

Psicologicamente:
Aquecedor, reanimador e estimulante do ânimo. É um ótimo anti-depressivo e afrodisíaco. Trata desânimo, preguiça, letargia e questões emocionais do coração.

Curiosidades:
O cálamo é uma planta usada pela humanidade desde a antiguidade, inclusive sendo citada na Bíblia como uma planta sagrada. Civilizações como sumérios e egípcios utilizavam-na como incenso. Há mais de 4000 anos é usada nas medicinas chinesa e ayurvedica (indiana) pelos seus fins terapêuticos. Na medicina tradicional indiana (a Ayurveda) os óleos medicinais, como o cálamo, tem um importante papel nos tratamentos terapêuticos.

Combinações:
Limão, laranja, cravo, grapefruit, rosa, bergamota, manjericão, manjerona, laranja, ylang ylang, sândalo, cedro, patchouli, canela, capim-limão.

Cuidados:

Usar diluído e em baixa concentração.

Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica. 
Não usar sem orientação de um profissional em aromaterapia.




 

O cálamo foi um dos muitos artigos naturais e aromáticos descobertos e usados pelo povo do antigo Egito em suas práticas religiosas e de cura. Eles foram mestres em descobrir e fazer uso medicinal e ritualístico de plantas, resinas, raízes, flores, árvores, etc. Usavam na fabricação de seus perfumes, incensos, medicamentos e cosméticos.









O óleo de cálamo, normalmente misturado ao óleo vegetal de gergelim, é um tradicional óleo ayurvédico, usado nas massagens e tratamentos da medicina tradicional indiana: o ayurveda. Ele é indicado para aliviar tensões nervosas e tratar quadros de ansiedade.









CÁLAMO
(Acorus calamus)
 




Um comentário: